PORRA DE FILÓSOFO

 

- Gosto de fumar depois de uma foda, me sinto num filme de Holywood.

- Sério? Interessante...

O suor estava no ar, a camisinha gozada no chão, o casal numa cama de motel.

- Que tu faz mesmo?

- Sou filósofo.

A face dela contorceu-se, como se a sua cabecinha de puta tentasse puxar do rosto a resposta à pergunta que por lá corria solta: Que porra um filósofo faz?

- Você deve estar se perguntando: Que porra um filósofo faz?

- Não desse jeito...

Fiz aquela cara de “sei”.

-Bem... Uma porra que o filósofo faz está bem ali no chão...

Apontei para a camisinha. Ela riu da graça, eu não, pois não era engraçado.

- Outra porra que o filósofo faz é porra nenhuma.

- E quem te paga pra fazer nada!?

- Me dê um cigarro, sim?

Acendi o Malboro, odeio Malboro, quem jogou Final Fantasy VIII sabe do que estou falando...

- Quem paga? Você paga, seu pai, sua mãe, seus amigos, a sociedade inteira, em suma, a universidade me paga. Nossa sociedade tem uma tendência insidiosa em pagar por coisas que não usufrui. Mas isso é só uma “faceta de borda” do capitalismo e da democraria. Democracia! Eis algo que os filósofos fizeram!

- DeMoGraFia!? Não é aquela coisa do IBGE? Tem a ver com densidade... Ah... Eu sei... Aquela coisa com habitantes...

O morticídio de neurônios estava em alta.

- Isso, isso. O dia em que a Globo não passar a novela, vai numa biblioteca e procura por Aristóteles, começa por ai, é sempre bom tem um embasamento histórico, mas o cara que teve a ideia mesmo foi um tal de Sólon.

Olhou para baixo, depois para o lado, parecia que o entendimento seria encontrado ali, no chão vulgar dum motel barato. Ou sou arrogante em demasia ou não ensinam nada nas escolas hoje em dia. Acho que os dois são verdade.

- Mas os filósofos não acreditam em Deus, né?

- Depende.

- Do que?

 Observei a fumaça fundir-se ao ar, relaxante.

- Se eles aceitam ou não a sua condição.

- Condição?

A empreitada seria difícil, mas eu já estava cansado de foder, então... Vamos lá.

- Nós, seres humanos, somos classificados pela Taxonomia, resumidamente, da seguinte forma: pertencemos ao Reino Animalia, o mesmo da barata; à Classe Mammalia, a mesma do cachorro; à ordem Primata, a mesma do chimpazé. Quimicamente somos compostos basicamente, como todo estudante de ensino médio deve saber, por Hidrogênio, Oxigênio, Carbono, Nitrogênio e Fosfóro. Matéria comum, encontrada em coisas como o ar, a água e sacolas plásticas. Temos mais de 90% de similaridade genética com ratos, por isso eles são usados como cobaias de laboratório. Evidências arquiológicas apontam que nossa espécie tem cerca de cinqueta mil anos, enquanto que pela datação radiativa a Terra tem cerca de quatro bilhões e meio de anos. A diferença é bem grande, até você deve ter percebido. Isso mostra que estamos longe de sermos a primeira coisa que surgiu nesse lugar e que a nossa existência é somente uma linha insignificante no tecido do tempo.

- Tá, mas o que isso tem a ver em acreditar em Deus ou não?

- Tudo. Tenha em mente o número de estrelas existentes, que essas estrelas são órbitadas por um número ainda maior de planetas. Não parece absurdo assumir que possa existir vida em outros pontos do Universo e que essa vida possa ter inteligência similar a nossa, mesmo que a chance seja algo tendendo a zero, ou seja, ser improvável não implica em ser impossível. Agora tente responder a seguinte pergunta: há alguma razão especial para pensar que o planeta onde vivemos é importante ou que a nossa espécie tem para si reservada um destino primoroso ou único?

- Sim! Primeiro, é o nosso planeta! Segundo, somos especiais por causa da nossa inteligência.

No meio daquelas respostas programadas a mulher conseguiu acertar uma palavra, como esperado. 

- Exatamente! O “NOSSO”. Essa palavra é fundamental, pois nela reside toda a arrogância da espécie humana. Pensamos que somos importantes, superiores a todos os outros seres viventes conhecidos, mas nunca paramos para observar a verdade incoveniênte convenientemente ignorada. Como a ignoramos? Simples! Criando historietas para justificar nossa existência e torná-la importante, compilamos esses continhos rabuscados e os chamamos de Bíblia Sagrada, Torá, Alcorão... Depende da cultura. Depois ficamos discutindo uns com os outros para saber quem fez o melhor texto alegórico. Nessa parte ouvimos muito a dita palavra da discódia: “NOSSO” Deus! Ela pode apresentar-se no plural ou com outro gênero, o que importa é deixar claro que o NOSSO é correto e o de vocês errado, que o NOSSO é importante e o de vocês não.

“Que porra esse cara tá dizendo?!” Deve estar pensando essa puta. Não importa. Depois de buscar algumas observações no seu banco de dados construído à base de programas televisivos de domingo, ela mandou uma divagação prosáica ligada a um questionamento reducionista:  

- Deve ter alguma verdade. Alguém deve estar certo, não?

- A minoria está certa, como sempre. Certo! Mas vivemos numa democracia, então a maioria está certa, ou se tanta gente diz então deve ter alguma verdade. Você pode estar pensando, erro comum. Para nos covencermos que a maioria é composta por biócios comedores de trigo e frequentadores de circos, basta pararmos por um momento para observar a História: a marioria dizia (alguns ainda dizem!) que a Terra era plana; que um aparelho mais pesado que o ar era incapaz de voar; que os microornismos surgiam expontaneamente do nada; que as doenças eram causadas por falta de fé; que o nosso planetinha era o centro de tudo e até, veja só a que ponto nossa arrogância nos levou, que éramos seres tão importantes que poderiamos voltar à vida ou que a vida era somente um teste para alcançarmos uma existência superior no pós-morte!

Observando sombras, Eratóstenes provou que a Terra não era plana; os irmãos Wright construiram um aparelho mais pesado que ar e, veja só, ele voou! Mesmo que para tanto precisasse ser catapultado; Pauster demonstrou, com seu famoso experimento, que a biogênese era baboseira de religioso travestido de cientista; o desenvolvimento da ciência médica deixou claro que boa parte dos males que afligiam nossos organismos insignificantes eram consequências da ímundice e do desconhecimento do ciclo de vida de parasitas, não falta de ave-marias e pai-nossos; Galileu Galilei afirmou com base em observações astronômicas que essa rocha intergalática chamada carinhosamente de Planeta Azul era só mais um aglomerado de matéria na imensidão do Universo; finalmente, o fato de não vermos faráos egípcios zanzando pelas ruas deve ser o suficente para nos convercermos que animal algum volta à vida, afinal, por que eu deveria dar mais atenção às promessas de vida eterna ofertadas hoje em dia em detrimento às prometidas por religiões não comuns ao meu núcleo cultural? Só o que mudou foi a forma de conceber e difundir a crença, ou seja, ela foi forçada à metamorfose por conta de novas concepções da realidade.

Por que fomos e ainda somos vítimas dessas afirmações absurdas? Por que certas pessoas as aceitam e outras não? Simples: arrogância. Tomar a mentira por verdade, crer ao invés de ser convencido, aceitar sem antes criticar, manter constante o que não mais apresenta resultados. Saber escolher entre essas opções não separa somente o tolo do não tolo, separa o arrogante do humilde. Muitos dos ditos humildes, como aquele cabeludo do Jesus Cristo, são em verdade arrogantes, ora! Lembre-se de certa frase sopostamente dita pelo nazareno: “ninguém vai ao pai se não por mim”. Hulmildade? Aonde? Isso é arrogância e desconhecimento da própria condição de mero animal, de mero amontoado de matéria. Essa é uma das verdades incovenientes: arautos da boa aventurança, como o filho de Deus e correlatos (cada cultura tem o seu), não passam de egocentricos e especistas.   

Fazer a opção sensata diante dos fatos é o que define se somos conhecedores da nossa condição ou se somos somente mais um macaco sem pêlos arrogante e crêdulo que passa a vida balançando-se de galho em galho em busca de comida, sexo e diversão; ou, para adequar a analógia à arrogância e aos costumes do bicho moderno: fast food, baladas e televisão.

- Tu falou em dEmOgRáfia outra vez, né? O que o IBGE tem a ver com isso tudo mesmo?

 Cocei minha barba mal feita, joguei o cigarro fora, lembrei que não fumava. Esbocei um sorriso sem dentes.

- E então? Vai fazer o que depois?

- Ah! Nooosa! Trabalhei horrores hoje, sabe? Mas quando a gente terminar eu ainda vou passar no MC Donalds pra recarregar as energias, encontrar meu namorado na Boate, fazer a última da noite e depois ir pra casa assistir um pouco de TV! E sabe que eu acho Jesus um homem bom, tu NÃO pode negar! Ele morreu por nós & blá, blá, blá, blá, blá, blá...

Ela desandou a falar coisas sem embasamento ou sutentação lógica, com frequência sem nenhum dos dois. Se trocassemos as palavras Deus e Paraíso por Papai Noel e Presente, respectivamente, teriamos a sensação de que era uma criança “argumentando” sobre como havia sido boazinha durante o ano e que portante deveria ganhar uma recompensa, a sensação tornava-se totalmente predominante ao trocarmos ano por vida...

Respirei fundo. Soltei o ar devagar. Olhei para a camisinha, então lembrei: que porra faz um filósofo?

- Certo guria... certo guria... Agora pega esse cem, cala a boca e chupa.

6 comentários:

  1. Nas palavras de Mr. Aplle a Hot "chuta o balde" de porra imoral em cima da sociedade hipócrita.

    Um conto que não é para qualquer um ler.

    ResponderExcluir
  2. Barbaridade!

    Como tem gente ignorante no mundo... Eu convivo umas 15 horas por semana com uma velha que pensa dessa mesma forma. Vou imprimir esse texto e deixar de canto pra ela ler... huahauhauhauha...
    Pensando bem, duvido que ela entenda.

    =\

    ResponderExcluir
  3. Falo bonito!
    cara a história ta muito bem escrita.
    Só tenho uma coisinha pra falar, o texto inicial do blog pode intimidar certas pessoas[e isso é muito bom, só assim não regurgitam merda..:D] a participar desse blog, bom eu não sou um cara de muita leitura, faço faculdade de física, ou seja números e números; poucas palavras.
    Adoro filosofia, e os textos desse site, primeira vez que to comentando, por que fiquei com um certo receio de ser igual a essa menina, sou bastante leigo no assunto [história da filosofia], porem, eu já li sobre a filosofia e eu "aprendi" a ser uma pessoa mais humilde.
    e de fato, conviver com pessoas assim é foda, mas é o certo, a final, os humildes da história é que enxergam o quanto essas pessoas são retardadas ^^

    ResponderExcluir
  4. Filosofia, ser amigo do conhecimento, requer amar o belo, o que inclui gozar com o exemplar dele. Por isso, o filósofo só começou a agir bem quando encheu a boca da mulher e calou a sua própria.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O filósofo só fala merda, a garota também; parece que o Mundo é um mero vaso sanitário entupido.

    ResponderExcluir